sábado, outubro 28, 2006

As Grande Mães

AS GRANDES MÃES

Uma breve relação de divindades pagãs de várias culturas que recebem nome seja de Deusa-Mãe, Rainha dos Céus, Deusa da Aurora, Sagrada Virgem, Santa Mãe, Suprema Mãe ou algo equivalente. Normalmente são representadas segurando uma criança no colo, com vestes brancas, coroa ou algo do tipo sobre a cabeça e por ai vai. Em tudo elas surgem para representar valores como bondade, caridade, maternidade, fertilidade, prosperidade e etc.


a) acadianos - Ishtar
b) anglo-saxã - Eostre
c) assírios - Anat
d) celtas - Dana
e) chineses - Shingmoo
f) egípcios - Hátor
g) escandinavos - Frigga
h) etruscos - Uni
i) fenícios - Astarte
j) filisteus - Asterote
k) germanos - Freyja
l) gregos - Ártemis
m) hindus - Parvati
n) japonês - Amaterasu
o) sumérios - Inanna
p) teutões - Herta
q) romanos - Réia / Cibele

OS RITOS

Em relação ao culto destas divindades nota-se um certo caráter ´´agrícola´´ nas oferendas, com ofertório de sementes, frutas frescas, pescado e assim por diante em altares normalmente improvisados em meio de muito verde ( floresta, bosques, foz de rios, cachoeiras e etc ) Sendo que as cerimônias são acompanhadas com muita comida , bebida , música e dança entre os presentes. Observando que não é muito comum ver a realização de sacrifícios ritualísticos seja de animais ou humano , pois como já mencionado são divindades representativas da maternidade, fertilidade e valores assemelhados, não cabendo nesta pespectiva ritos muito ´´ sangrentos´´.


ALGUMA RELAÇÃO COM A FIGURA DE MARIA?

Curioso é verificar o quanto os cultos marianos do catolicismo em grande parte foram sincréticos com estas deusas e o seus ritos, pois a imagem de´´ Nossa Senhora ´´sendo a representação da ´´ Mãe do Filho de Deus´´ e o arquétipico-mor da pureza ( tão bem expressas no branco ´´virginal´´ de suas vestes ) em grande parte condiz, por exemplo, com a visão sumériana de Inanna / Rainha do Céu ou mesmo é assemelhado a forma de devoção que os chineses do tempo pré-dinastia Chang alimentavam respeito de Shingmoo / Santa Mãe. Aliás, em muitos casos suspeito que o considerado entre europeus contemporaneamente como sendo uma imagem de ´´Maria´´ bem pode ser na origem uma estatueta de Ishtar, Astarte , Ártemis e etc que apenas sofreu uma roupagem e interpretação diversa a partir de fiéis do catolicismo em épocas posteriores.