domingo, novembro 19, 2006

Heresia

O assunto mais caro e valorizado por toda e qualquer Religião são seus Dogmas, aquelas verdades inquestionáveis frequentemente absurdas dos quais só os mais devotos conseguem entender ou acreditar. Não é por menos que, como disse Martin Lutero, ''a Razão é Inimiga da Fé ''.Sim, porque quem se guia na Razão tem sérios problemas para levar mesmo a sério o mais banal dos Dogmas!

Logo, vem a tona a questão da violação do Dogma ou melhor a ''heresia''. Agora nada mais fácil do que cometer uma heresia mesmo tendo toda Fé no Coração e apesar de ser o mais fiel devoto . Vale citar neste sentido Voltaire :


'' A verdade é sempre relativa. Depende de quem a interpreta. Pode-se encontrar heresias até no Pai Nosso. Assim por exemplo :

' Pai Nosso que estais no Céu ' : primeira heresia, porque Deus está em toda parte e não somente no céu.

' Venha a nós Vosso Reino; seja feito a Vossa Vontade ' : segunda heresia, porque nas Escrituras nos ensinam que Deus já Reina. E se não é a Sua Vontade que prevalece atualmente, que outra vontade prevalece em detrimento da Sua?

' Perdoai-nos nossas ofensas como nós perdoamos aos que nos ofenderam.': outra heresia. Propomo-nos como modelos a Deus e pedimos-lhe seguir nosso exemplo.

' Não deixeis cair em tentação ' : ainda uma heresia, por que só o demônio é que nos faz cair em tentação, e Deus não pode ser responsável por nossas quedas. ''

Parafraseando Jesus a fórmula seria a seguinte: '' Quem não cometeu uma heresia na vida que atire a primeira pedra!! ''

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Adorei o paradigma !!!

6:51 PM  

Postar um comentário

<< Home