domingo, abril 15, 2007

Averróis

Averróis
1126/1198


Imaginem uma pessoa que desde tenra infância viva isolado de qualquer contato humano em uma ilha perdida no oceano.Como curiosa caractéristica este nosso Robson Crusoé carrega a peculiaridade de não possuir nenhum dos cinco sentidos, o que faz a sua existência ser toda passada em universo de completa privação sensorial.

Neste cenário de fantasia que criamos este nosso personagem tão estranho passa uma vida inteira só tendo como companhia os seus próprios pensamento e nada mais, nunca tendo a mais remota idéia do mundo ao seu redor ou mesmo do que existe bem além daquela ilhota.

Claro que é um cenário absolutamente impossível de algum dia virar realidade , porém, por ele o grande jurista e erudito arábe Ibn Rushd de Córdoba ( conhecido no Ocidente como Averróis ) elabora a seguinte questão para ser pensada :

- Os valores morais que este sujeito porventura elabore nesta estado de completo de isolamentoa a partir de especulações intelectuais feitas bem lá no fundo da sua alma serão diferentes daqueles estabelecidos a partir do convivio social?

Veja que estamos falando a respeito de uma pessoa que fez tal especulação vivendo lá por volta do século XII d.C e não bem alguém contemporâneo a nossa época !! Tanto mais espetacular é a conclusão que Averróis elabora que é a seguinte :

Ele considera que uma pessoa mesmo que isolada completamente e até em extremo privada sensorialmente de qualquer influência externa será capaz de elaborar um código moral que de vários modos serão representativos de valores compartilhados por toda a Humanidade.

Não se apressem concluir que Averróis esteja fazendo alusão de algum elo telepático sobrenatural entre seres humanos, pelo contrário alega que o responsável pela possibilidade de existir um sistema de valores desenvolvido de forma coincidente decorre do fato do uso da Razão e Lógica por todos nós o que resulta na criação de valores que se não são universais são tendentes a universalização.

A ignorância, a superstição e o vício segundo Averróis é que afastaria alguns humanos da luz reta da virtude do pensamento racional, criando como efeito o surgimento de sistemas de valores distorcidos e permissivos que criam ao final leis injustas , governos corruptos e sociedades decadentes. Sem querer Averróis, por isso, foi um arauto da globalização e mesmo um ´´renascentista´´ bem antes disto ser uma realidade Histórica para o planeta.