domingo, fevereiro 25, 2007

Lembrando Galileu

Há exatos 391 anos atrás, em 25/02/1616, o Vaticano declarou como heresia dizer que a Terra gira em torno do Sol e exortou Galileu a abandonar a defesa do heliocentrismo sob ameaça de ser excomungado e executado como herege.

Apenas em 03 de Julho de 1981 a Igreja Católica instituiu uma «Comissão pontifícia para o estudo da controvérsia ptolemaico-copernicana dos séculos XVI e XVII», para investigar e esclarecer se era ou não heresia declarar o a Terra gira em torno do Sol e se Galileu era um herege.

Assim, depois de muitos debates que duraram 11 anos, no dia 31/10/1992 o então Papa João Paulo II «reabilita» oficialmente Galileu e refuta a idéia de que a Terra não é o centro do Universo e nem o Sol gira em torno da Terra. - Desta forma a Igreja após cerca de 376 anos ´´muda de idéia´´.

Sempre fico pensando se será possível que no futuro a Igreja mude de posição a respeito de temas muito debalados por ela como casamento gay, aborto, fim do celibato e etc? Ou bem estas mudança acarretariam o fim do catolicismo?

De toda maneira o que é realmente preocupante que se bem nesta questão ´´de quem gira em torno de quem ´´ nada de substancial foi gerado de dano para a sociedade, porém, o que dizer de certos posicionamentos contra o uso de camisinha e o planejamento familiar? Ou ainda contra a pesquisa do uso de embriões e outros tantos avanços científicos ?