Neopaganismo : Passado e Futuro
Da Inglaterra Vitoriana para o mundo
Em grande parte pelo fato de ser centrado em debates proferidos por uma alta-intelectualidade acabou o neopaganismo em seus primórdios tendo pouco apelo junto a população em geral apesar de ser justamente nas camadas mais populares onde subsistia como prática supersticiosa e devoção inculta aquilo que era objeto de estudos aprofundados por estes "arqueólogos do esotérico".
Por outro lado também um inerente senso de elitismo evoluiu francamente entre os percursores do movimento neopaganista na medida em que os temas tratados eram encarados como de conhecimento restrito de "iniciados", o que implica no mesmo em afirmar que havia uma presunção de que os portadores desta hipotética "Verdade Oculta" estavam em um nível de desenvolvimento psiquico, moral e até espiritual mais elevado do que o resto da Humanidade.
Um grande mal surgiu quando este enfoque elitista saiu do campo das idéias debatido no meio exclusivamente restrito das sociedades iniciáticas para servir de fonte de inspiração por onde foram organizados grupos com pretensões políticas e sanha de poder no meio social , fazendo surgir um projeto de poder a ser cultivado ao lado da busca pela revelação espiritual.
Mudanças de rumos
Emblático exemplo desta mudança de rumos nada sutil do movimento neopaganista surgiu no caso da ´´Sociedade Thule´´ criada por Dietrich Eckart (1868 /1923 ) que mesclou na raiz elementos pangermanistas do movimento völkisch a partir de um enfoque de resgate cultural de tradições pagãs germanicas com ´pitadas ´de ensinamentos esotéricos de cunho teosófico , maçon e rosa-cruz.
Até então centrados nas atividades digamos típicas de qualquer sociedade secreta de cunho iniciático os Thule posteriormente ´ evoluem´ para engendrar a criação de um partido político na Alemanha que era nada menos que o ´´Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ´´( Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ) que mais abreviadamente ficou conhecido historicamente pela sigla NSDAP ou Nazi .
Eis que é forçoso constatar que o movimento neopaganista tem sua porção de responsabilidade pela criação do nazismo, um movimento político onde elementos de conhecimento místico foram associados a uma ideologia francamente deplorável e pretensões políticas suínas.
Aliás, é um desalento ver o quanto muita coisa que foi iniciada no amâgo do movimento neopagão, seja como busca pelo auto-conhecimento ou em extremo resgate de um legado ancestral ante-cristão, terminou em muitos casos gerando a procura de meios e modos da defesa de interesses pessoais rasteiros por fama, fortuna e poder.
O futuro
De toda forma o neopanismo no inicio do Século XX, principalmente décadas de 1920 e 1930, o movimento neopaganista acabou assumindo uma feição mais política em seu pior sentido, transformando muitos grupos iniciáticos em antros de tráfico de influência e favorecimento indevido entre os participantes, dando aos Mestres de cada organização mais a feição de líderes mafiosos do que guias espirituais.
Como resultado deste estado de coisas quando veio a Guerra Fria o movimento neopanista acabou cedendo a lógica reinante de levantar frente contra o comunismo e fazer apologia do passado pré-capitalista da civilização como uma Era de Ouro perdida quando na verdade ficavam cada vez mais reacionários e conservadores no discurso e nas atitudes.
Com o movimento hippie, lá para década de 1960, toda uma efervescência de interesses foram despertados no sentido de dar um passo adiante daquilo realizado no ja distante Século XIX por intelectuais vitorianos e outros, porém, por exageros cometidos por conta de uma visão equivocada ao papel do uso de drogas alucinogeneas no processo de auto-conhecimento e a conduta desregrada que levavam muitos pagaram com a vida mais adiante.
De novo uma retração no neopaganismo surge na década de 80 com inicio do flagelo da AIDS e já tendo as drogas mostrando toda sua feição maléfica ceifando vidas de muitos daquele considerados como gurus da contra-cultura lá nas décadas 1960/1970, bem com também a promoção de uma visão materialista e individualista pregada pelos jovens novos-ricos daquele tempo e a ascensão de movimentos políticos e religiosos de cunho ultra-conservador pelo mundo afora criaram um terreno hostil ao idéario neopagão.
Com a chegada da década de 1990 com a derrocada da URSS houve finalmente a superação da antiga polaridade entre capitalismo e socialismo, entregando a muitos para um vazio ideológico não coberto de maneira satisfatória com as religiões dominantes e tampouco figurando suficiente apenas procurar a fortuna pessoal como apregoavam os Yuppies na década de 1980. Como resultado legiões de pessoas pelo mundo todo sairam em busca de alternativas as suas crises existenciais, surgindo o neopanismo como uma opção válida para muitos.
Outros ao mesmo tempo voltaram com todo vigor para reviver crenças e valores mais tradicionais dos quais fazem forte apologia enquanto dão combate sem trégua ao que desafia a ortodoxia dominante , ao ponto de constituirem um movimento que vá na contra-mão do neopaganismo e a quem podemos chamar até como sendo "neoconservadores".
Agora com o século XXI eis o quadro de uma batalha sem fronteiras e limites entre duas visões de mundo totalmente diferentes e colidentes entre si que de toda maneira olham para o passado para refletir acerca do futuro da Humanidade.
O movimento neopaganista surgiu a reboque da onda de reminiscência ocultista que emergiu no meio intelectual europeu no século XIX como uma espécie de reação a forte adesão aos valores seculares e ao moralismo pequeno-burguês que tinham como foco o Império Britânico donde se propagava pelo mundo na esteira do crescimento do poderio inglês e desenvolvimento do Capitalismo.
Em grande parte pelo fato de ser centrado em debates proferidos por uma alta-intelectualidade acabou o neopaganismo em seus primórdios tendo pouco apelo junto a população em geral apesar de ser justamente nas camadas mais populares onde subsistia como prática supersticiosa e devoção inculta aquilo que era objeto de estudos aprofundados por estes "arqueólogos do esotérico".
Por outro lado também um inerente senso de elitismo evoluiu francamente entre os percursores do movimento neopaganista na medida em que os temas tratados eram encarados como de conhecimento restrito de "iniciados", o que implica no mesmo em afirmar que havia uma presunção de que os portadores desta hipotética "Verdade Oculta" estavam em um nível de desenvolvimento psiquico, moral e até espiritual mais elevado do que o resto da Humanidade.
Um grande mal surgiu quando este enfoque elitista saiu do campo das idéias debatido no meio exclusivamente restrito das sociedades iniciáticas para servir de fonte de inspiração por onde foram organizados grupos com pretensões políticas e sanha de poder no meio social , fazendo surgir um projeto de poder a ser cultivado ao lado da busca pela revelação espiritual.
Mudanças de rumos
Emblático exemplo desta mudança de rumos nada sutil do movimento neopaganista surgiu no caso da ´´Sociedade Thule´´ criada por Dietrich Eckart (1868 /1923 ) que mesclou na raiz elementos pangermanistas do movimento völkisch a partir de um enfoque de resgate cultural de tradições pagãs germanicas com ´pitadas ´de ensinamentos esotéricos de cunho teosófico , maçon e rosa-cruz.
Até então centrados nas atividades digamos típicas de qualquer sociedade secreta de cunho iniciático os Thule posteriormente ´ evoluem´ para engendrar a criação de um partido político na Alemanha que era nada menos que o ´´Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ´´( Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ) que mais abreviadamente ficou conhecido historicamente pela sigla NSDAP ou Nazi .
Eis que é forçoso constatar que o movimento neopaganista tem sua porção de responsabilidade pela criação do nazismo, um movimento político onde elementos de conhecimento místico foram associados a uma ideologia francamente deplorável e pretensões políticas suínas.
Aliás, é um desalento ver o quanto muita coisa que foi iniciada no amâgo do movimento neopagão, seja como busca pelo auto-conhecimento ou em extremo resgate de um legado ancestral ante-cristão, terminou em muitos casos gerando a procura de meios e modos da defesa de interesses pessoais rasteiros por fama, fortuna e poder.
O futuro
De toda forma o neopanismo no inicio do Século XX, principalmente décadas de 1920 e 1930, o movimento neopaganista acabou assumindo uma feição mais política em seu pior sentido, transformando muitos grupos iniciáticos em antros de tráfico de influência e favorecimento indevido entre os participantes, dando aos Mestres de cada organização mais a feição de líderes mafiosos do que guias espirituais.
Como resultado deste estado de coisas quando veio a Guerra Fria o movimento neopanista acabou cedendo a lógica reinante de levantar frente contra o comunismo e fazer apologia do passado pré-capitalista da civilização como uma Era de Ouro perdida quando na verdade ficavam cada vez mais reacionários e conservadores no discurso e nas atitudes.
Com o movimento hippie, lá para década de 1960, toda uma efervescência de interesses foram despertados no sentido de dar um passo adiante daquilo realizado no ja distante Século XIX por intelectuais vitorianos e outros, porém, por exageros cometidos por conta de uma visão equivocada ao papel do uso de drogas alucinogeneas no processo de auto-conhecimento e a conduta desregrada que levavam muitos pagaram com a vida mais adiante.
De novo uma retração no neopaganismo surge na década de 80 com inicio do flagelo da AIDS e já tendo as drogas mostrando toda sua feição maléfica ceifando vidas de muitos daquele considerados como gurus da contra-cultura lá nas décadas 1960/1970, bem com também a promoção de uma visão materialista e individualista pregada pelos jovens novos-ricos daquele tempo e a ascensão de movimentos políticos e religiosos de cunho ultra-conservador pelo mundo afora criaram um terreno hostil ao idéario neopagão.
Com a chegada da década de 1990 com a derrocada da URSS houve finalmente a superação da antiga polaridade entre capitalismo e socialismo, entregando a muitos para um vazio ideológico não coberto de maneira satisfatória com as religiões dominantes e tampouco figurando suficiente apenas procurar a fortuna pessoal como apregoavam os Yuppies na década de 1980. Como resultado legiões de pessoas pelo mundo todo sairam em busca de alternativas as suas crises existenciais, surgindo o neopanismo como uma opção válida para muitos.
Outros ao mesmo tempo voltaram com todo vigor para reviver crenças e valores mais tradicionais dos quais fazem forte apologia enquanto dão combate sem trégua ao que desafia a ortodoxia dominante , ao ponto de constituirem um movimento que vá na contra-mão do neopaganismo e a quem podemos chamar até como sendo "neoconservadores".
Agora com o século XXI eis o quadro de uma batalha sem fronteiras e limites entre duas visões de mundo totalmente diferentes e colidentes entre si que de toda maneira olham para o passado para refletir acerca do futuro da Humanidade.
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