domingo, janeiro 21, 2007

Os Templários

No distante ano de 1119 em Jerusalém era criada por Hugo de Paynes uma ordem religiosa para proteger peregrinos cristãos em passagem na Terra Santa e proteger o Santo Sepulcro . Assim sem maior estardalhaço nascia a Ordem dos Cavaleiros Templários. ( ou ´´Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e Templo de Salomão´´ )

Com o tempo a importância dos Templários cresceu significativamente ao ponto de transformar a sua organização no braço armado da Igreja Católica e Reinos latinos bem como assumiram o posto de protetores da maioria dos lugares santos para o cristianismo no Oriente Médio.

Aliás, o cotidiano dos Templários envolvia a administração dos locais para onde iam os peregrinos, a defesa das rotas e linhas de abastecimento em víveres e armas, a guarda de valores em confiança para terceiros, a contabilização do vasto patrimônio que possuiam e outras tantas questões ´´mundanas´´ que os afastava do trato de assuntos mais ´´espirituais´´ que estariam envolvidas outras tantas ordens religiosas que existiam na época.

Agora como é óbvio deduzir havia uma necessidade enorme de sigilo nas atividades que desenvolviam os Templários, o que levantava uma enorme áurea de curiosidade enquanto ao mesmo tempo suscitava a ganância de muitos. Não tardou para surgirem boatos, fofocas e toda sorte de especulação sobre o ´´grande mistério´´ dos Templários que mais tarde tomaram a forma de acusações graves de heresia.

Até hoje não são claras as razões da queda da Ordem dos Templários, porém, fica certo que houve muita exploração política a respeito destas ´´´lendas´´ tanto criadas pela ignorância supersticiosa de muitos quanto nas críticas fundadas seja pela inveja do poder de influência como por conta dos tesouros templários.

A teoria mais consolidada entre historiadores aponta para as necessidades financeiras do Rei Felipe IV que já tinha herdado um reino atolado em dívidas e sob o risco de ser invadido por potências estrangeiras.

Assim do mesmo modo como o Rei da França partiu para espoliação pura e simples dos judeus franceses, duramente perseguidos e privados de seus bens em favor da Coroa Francesa, era passo lógico que fosse atrás do grande patrimonio do qual eram donos a Ordem Templária.

Outros apostam numa suposta rivalidade com outras Ordens Religiosas como a dos Dominicanos, falam ainda da rejeição dos Templários em aceitarem a proposta do Papa Clemente V de unificarem todas a ordens e etc.

Contudo , o existem até hoje grandes mistérios como para onde foi parar o fabuloso tesouro templário? Ninguém tem a menor idéia....

Igualmente falam muito das vitimas entre os Templários, mas em que se tornaram os sobreviventes, particularmente na Escócia, Inglaterra, Irlanda e Portugal onde poucos foram conduzidos à morte na fogueira ou mesmo presos ? Ou na Espanha, Alemanha e Chipre, onde todos foram declarados inocentes? Para onde toda esta multidão foi parar?

1 Comments:

Blogger Unknown said...

eh...eis a pergunta :" para onde toda essa multidão foi parar?"...foram acusados de tantas coisas...mas ninguem sabe ao certo a verdade...e o q seria esse tedouro hein? rsrs...todos gostariamos de saber :* bjs otimo post

4:29 PM  

Postar um comentário

<< Home