Sistema Econômico Islâmico
´´ O melhor de vós não é quem renuncia a esse mundo pelo Além, nem quem negligencia o Além por este mundo; o melhor de vós é quem toma desse mundo como do Além.´´
Com esta hadite ( conjunto de tradições islâmicas de base histórica tendo como paradigma a vida do Profeta Mohamed ) figura ser essencial para todo muçulmano e por extensão imperioso para toda a comunidade de crentes que não pode haver separação entre assuntos temporais ( DUNIYA ) e espirituais ( DIN ).
Por conta disto na condução das atividades econômicas de uma comunidade muçulmana sempre será presente o cumprimento de orientações corânicas que entre tantas coisas exigem a construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna.
Nesta perspectiva, o Alcorão ensina que o mundo e tudo que nele existe é obra de criação de Deus para o beneficio de toda Humanidade que por desejo do Criador deve ser provida com prosperidade e abundancia, significa dizer de outro modo que o fim último do sistema econômico está em garantir justamente que as dádivas de Deus concedidas ao Homem seja usufruídas de maneira plena.
Assim , temos de um lado o imperativo moral sempre presente guiando as ações dos agentes econômicos e do outro a motivação de ser aceitável como objetivo alcançar a prosperidade material, o que diverge em muito do posicionamento defendido tanto por defensores do Capitalismo quanto ideólogos do Socialismo.
Desta forma um muçulmano não é um asceta que renuncia a busca riqueza pessoal em favor de assumir votos de pobreza e nem deixa ficar cego pelo vil metal ao ponto de abrir mão de princípios morais relevantes,pois julga acima de tudo que Deus o criou para ser feliz em meio de um mundo que existe para prove-lo com abundancia e generosidade .
Deste modo, o Islã coloca-se contrário a atitudes perdulárias com os próprios bens onde não é evitado o desperdício e o consumismo insensato em nome de ostentar uma boa condição econômica.
Agora observem que se com aquilo que possui o fiel há tamanha preocupação para que o uso não descambe em abuso quanto mais com os bens da natureza que sendo de propriedade de Deus a exigência eleva-se em grau de intensidade ao ponto de ali poder ser vislumbrado um esboço da idéia de ser buscado um ´´crescimento auto-sustentado´´ que assegure a preservação do meio ambiente.
Agora observem que se com aquilo que possui o fiel há tamanha preocupação para que o uso não descambe em abuso quanto mais com os bens da natureza que sendo de propriedade de Deus a exigência eleva-se em grau de intensidade ao ponto de ali poder ser vislumbrado um esboço da idéia de ser buscado um ´´crescimento auto-sustentado´´ que assegure a preservação do meio ambiente.
Se nota também um visão de bem estar social já que o Islã coloca como insuscetíveis de serem comercializadas certos bens ou serviços pelo significado maléfico que a privação ao acesso significaria para comunidade, resultando que ou é estabelecido uma gratuidade no uso ou fica tudo em mãos do Governo para poder oferta-los com Justiça. Seguindo a mesma linha de raciocínio em certos casos há limitação de formação de monopólios, seja nas mãos do Estado ou de particulares, se tal coisa acarretar uma situação socialmente injusta.
Em resumo a fórmula básica da logística em vigor no sistema econômico islamizado pode ser resumida através do ensinamento deixado pelo Profeta Mohamed ( SAWS ) que o anunciava como Verdade Revelada provida da voz do próprio Deus : ´´ Temei a Deus e sede moderados em vossa busca da riqueza; tomai apenas o que é permitido e deixai de lado o que é proibido´´
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