sábado, dezembro 23, 2006

Os outros Cristos

Pode-se relacionar pelo menos 10 características básicas comuns a todos ''Salvadores'' que já andaram pelo planeta :

1- nasceram no dia 25 de Dezembro ou próximo a ele ;
2- nasceram de mãe virgem ( partogeneticamente );
3- levaram uma vida de sacrifícios pela humanidade;
4- nasceram em grutas, câmaras subterrâneas ou lugares parecidos;
5- receberam o nome como : '' O que Traz a Luz'' , '' O Curador'' , '' O Salvador'' e etc.
6- foram vencidos por seus inimigos;
7- desceram depois de derrotados aos infernos, passando por um processo de expiação e muito sofrimento;
8- ressuscitaram dos mortos depois de não mais de que três dias e tornaram-se paladinos da Humanidade no Mundo Celestial;
9- fundaram em torno deles comunhões de santos e organizaram-se templos nas quais os discípulos eram recebidos pelo batismo;
10- eram comemorados por meio de refeições eucarísticas.

Essas verdadeiras correntes de conexões entre a vida , morte e ressurreição destes personagens tidos como seres ´´especiais´´ perante o resto da Humanidade, o fundo do ´´enredo´´ por onde desenrolaram os acontecimentos se dando em quase a mesma seqüência e com os similares ´´acessórios´´ presente nas narrativas levantam toda sorte de considerações e teorias das mais fantasiosas. Vamos a elas :

Teóricos da Conspiração

Alguns consideram o aparecimento de tais pessoas de tempos em tempos em vários pontos do planeta não seja por acaso, mas sim algo proposital fruto da ação de grupos secretos iniciáticos que escolhem certas pessoas e os treinam desde a tenra idade recebendo ensinamentos esotéricos na intenção de treina-los para andarem entre os povos do mundo como seus ocultos porta-vozes transmitindo aspectos da sua doutrina mística para que tanto se operem transformações ´espirituais´na Humanidade quanto estas organizações assumam o controle do mundo.

Na perspectiva desta ´´teoria conspiratória´´ estes ´escolhidos´ marcam sua passagem aos olhos de todos pela sujeição de idênticas experiências maculadas por muita dor e sofrimento tal como fizeram antigos ´Mestres´ ( ou peões ? ) que lhe antecediam . Tudo a rigor, então, seria uma encenação bem montada e planejada que faria de parte de um plano maquiavélico orquestrado por ordens iniciáticas atrás de poder.
Claro e evidente que é fácil refutar tais alegações estapafúrdias, fazendo mais provável que estas teorias surgiram da cabeça de um outro líder de uma destas organizações iniciáticas para operar uma aura de falsa autoridade e poder ao redor da sociedade secreta para gerar impressão de prestigio seja diante de seus seguidores quanto de gente de fora.
Para se ter uma noção, só para começo de conversa, NENHUMA destas ordens remonta em sua origem histórica a época de qualquer de um destes ´escolhidos´ tenha pretensamente vivido quanto mais alegarem que tenha estado atuando por detrás dos eventos.
A força do sincretismo?
Outros consideram estas ''coincidências'' como resultante de sincretismo entre culturas onde ao final de certo tempo teria sido operado associações comportando várias versões de relato de acordo com o tempo e o lugar de quem conta muito embora guardando relações de similaridade na essência do enredo.
Daí porque, por exemplo, se no Egito Antigo comemorava-se em 27/12 o ''Ressurgimento de Osíris'', na mesmo período os Romanos na época do Império celebravam os '' Saturnais'' e atualmente povos cristãos festejam o Natal no dia 25/12. Na esteira disto as lendas se ´´misturavam´´ fazendo surgir estas ''coincidências''.
Ocorre que se formos desposar esta tese seria forçoso concluir que na origem de tudo estaria uma ´´história real´´ que dá base a todos os mitos , lendas e folclore decorrente que foram depois aglutinados, isto é, ´´peneirando´´ todo este sincretismo é de supor que hipoteticamente haveria um modelo primevo seja de narrativa fictícia ou mesmo um relato real de um personagem notável aos olhos dos demais que há priscas eras teria passado por todo tipo de atribulação e servido de inspiração para futuras gerações .
Não obstante, esta teoria para ser factível é de supor que culturas de povos diferentes tenham em algum momento histórico travado contato e mantido intacto por um período de tempo considerável ao ponto de uma espécie intercambio tenha se operado.
Ocorre que mesmo em culturas isoladas este padrão nos mitos por detrás da histórias dos ´´ Messias´´ ( ou seja qual for o nome dado ) é mantido na essência da trama bem como também uma enorme e curiosa coincidência das datas e a ordem dos acontecimentos !!
Atavismo Biológico
A teoria derradeira define que por detrás destas ''coincidências'' se esconde uma explicação de as similaridades existentes são decorrentes da natureza humana assim considerada como espécie biológica, ou seja, é um cenário criado dentro das possibilidades humanas de inventividade.
Figura realmente complicado de entender, porém, se formos pensar que por mais isolada e distante for um povo no planeta existente similaridades nos costumes. Claro é evidente que existem diferenças por vezes gritantes, só que mesmo assim ainda existem condutas que são universalmente ( ou tendente a universalização ) encarados como tabus, vistos como atitudes criminosas e etc. a despeito de qual cultura no planeta nos referirmos.
Deste modo, estas 10 características básicas comuns a todos ''Salvadores'' no planeta estariam dentro do rol de conceitos e noções universais , ocorre que seguindo este raciocínio figura ainda sem explicação dos MOTIVOS desta linha de enredo e não outra ter sido seguida.
Inconsciente Coletivo
Se de um lado o atavismo biológico explica como se operaram estas ''coincidências'' do outro a noção de Inconsciente Coletivo pode abrir uma perspectiva inusitada a respeito dos ´´ porquês´´ desta linha de enredo ter sido escolhido preferencialmente.
No caso por detrás destas 10 características básicas comuns a todos ''Salvadores'' no planeta haveria um vasto universo simbólico arquétipico que ocultaria para Humanidade seja uma verdade ou mesmo uma realidade muito inamistosa para ser encarada à luz da conciência.

Neste sentido, coletivamente invocamos a este mito recorrente do ´´ Messias´´ e o transmitimos de geração para geração para afastar algum ´´ fantasma´´ que grita lá bem dentro de nossa mente desde tempos imemoriais.
O que seria de tão grave assim ? Deixo esta questão em aberto para você quem lê chegue as suas próprias conclusões.

1 Comments:

Blogger Gregory Maus said...

Muito interessante este post, porém vale resaltar que algumas bases para o teu pensamento não são totalmente verdadeiras.
Não se conhece a data exata do nascimento de Jesus por exemplo,a data não é mencionada em momento algum na bíblia, estudiosos acreditam que a data seja em torno de abril ou junho, bem distante de 25 de dezembro, data alias escolhida justamente por ser uma comemoração pagã e usada como forma (errônea) de aproximar as crenças.
Hórus por sua vez, não nasceu de uma mãe virgem, e nem Krishna que era o mais novo de oito irmãos.
Jesus, por exemplo, nunca desceu aos infernos passandpor processo de expiação e muito sofrimento.

Aqui tem um link com vários artigos sobre isto. Eles sã obasicamente refutando este tipo de idéia gerad principalmente pelo filme Zeitgeist

http://jotafagner.net/category/zeitgeist/

Abraço

7:54 AM  

Postar um comentário

<< Home